sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TARTE DE MAÇÃ À MODA DA MINHA MÃE

 
Para mim, a tarte de maçã é simples, nada de muitos cremes que tirem o gosto da fruta. Adorava o empadão de maçã que a minha mãe fazia com as maçãs do Pico, aquelas riscadas e um pouco ácidas. Faço esta imitação, que fica lá perto.
 
Para a massa tenra:
+/- 500gr farinha sem fermento
1 chávena banha de porco e margarina à temperatura ambiente
1 ovo
açucar a gosto
uma pitada de sal
água morna
 
Mistura-se tudo muito bem e deixa-se descansar um pouco. Depois sova-se a massa até ficar macia.
 

 
Enquanto a massa descansa, prepara-se a maçã (Grammy Smith), que é descascada e laminada.
Minha mãe fazia era cozida e ralada, mas depois no partir saía tudo para fora e assim é mais prático.

 
Depois da massa bem sovada, dividir em duas partes: uma para estender e forrar a tarteira e a outra para tapar (que deve ser menos quantidade).
Com a base da tarteira forrada de massa, colocar a maçã por cima, às camadas, polvilhando com açucar mascavado e canela a gosto.

 
Por a restante massa a tapar a maçã e decorar a gosto. Dar uns furos com o garfo e levar ao forno.
 
Eu faço a massa mais alta, porque é assim  que gosto, mas poem estender da espessura que mais vos agradar.

 
Resultado final, saidinha do forno.


Sem comentários: